Cursos Gratuitos de Marketing Digital em 2025

O Marketing Digital é bastante amplo e dinâmico, e possui diversas áreas de trabalho.
Abaixo, estão listadas as mais importantes e que oferecem mais oportunidades de mercado.
Além de considerações gerais sobre os conhecimentos mais relevantes para que você se torne um profissional diferenciado e valorizado pelo mercado.
1) Mídia Paga
É uma das áreas com mais demanda.
É também um dos melhores serviços que uma agência/freelancer pode vender, pois proporciona um trabalho recorrente e seus resultados são relativamente previsíveis.
As duas maiores plataformas são Google Ads e Meta Ads, e ambas fornecem boa documentação e recursos gratuitos aprendizado.
No caso de Google Ads há o Skillshop, que oferece até certificação. Tudo gratuito e em português: https://skillshop.withgoogle.com/
No caso da Meta Ads, há o Blueprint, que possui cursos gratuitos e em português, mas as certificações são pagas (entre US$100 e US$150): https://pt-br.facebook.com/business/learn
Existem outras plataformas e também outras formas de compra de mídia, que normalmente são utilizadas por empresas maiores, com grande investimento em mídia paga.
2) SEO

Search Engine Optimization, ou SEO, é uma área fundamental, pois oferece excelente custo benefício no médio e longo prazos.
Sob a perspectiva da agência/freelancer, são projetos mais díficeis do que a mídia paga, devido à falta de previsibilidade.
Isso ocorre devido às constantes atualizações dos algoritmos de busca, que podem comprometer significativamente os resultados.
Entretanto, por receber bastante investimento, aprender SEO oferece ótimas oportunidades de trabalho.
Existem muitos recursos gratuito sobre o tema. Alguns dos melhores são:
- Moz (https://moz.com/learn/seo)
- https://learningseo.io/
- https://backlinko.com/
- Google (em português): https://developers.google.com/search/docs/fundamentals/seo-starter-guide?hl=pt-br
3) Digital Analytics / BI
A área de Analytics / BI é mais restrita, pois recebe menos investmento do que Mídia Paga e SEO, mas também possui menos concorrência.
Seus projetos muitas vezes são pontuais, como a implementação de tags ou a criação de um dashboard.
Isso a torna mais díficil para a agência/freelancer, pois é necessário estar sempre prospectando novos clientes.
É também a área mais central do marketing digital, afinal, todas as outras áreas dependem fundamentalmente da coleta e análise dos dados.
Fundamentos
Para aprender os fundamentos teóricos, eu indico sempre os conteúdos do Avinash Kaushik.
Ele possui um blog com muita informação relevante, para todos os níveis: (https://www.kaushik.net/avinash/) e também um livro, chamado Web Analytics 2.0 (link: https://www.amazon.com/dp/B0032ZD0IE).
Ferramentas

Em relação às ferramentas de coleta e análise de dados, uma das principais é o Google Analytics, que possui curso em português e certificação oferecidos pelo próprio Google, através do Skillshop: https://skillshop.withgoogle.com/
Geranciadores de tags, como o o Google Tag Manager (GTM), também são ferramentas fundamentais para a coleta de dados.
O Google oferece boa documentação, e uma introdução básica: https://support.google.com/tagmanager/answer/12811173
Para a visualização de dados, existem diversas ferramentas, como o Power BI e o Tableau, ambas pagas e normalmente utilizadas por organizações maiores, e outras mais simples e gratuitas, como o Google Looker Studio.
A Microsoft oferece cursos bastante completos sobre o Power BI, e gratuitos: https://learn.microsoft.com/pt-br/training/powerplatform/power-bi
O curso da Tableau é pago, mas aprender sobre Power BI já proporciona uma excelente noção sobre como funciona o Tableau.
No caso do Google Looker Studio, existem alguns bons artigos introdutórios sobre seu funcionamento, como esse: https://pt.semrush.com/blog/tutorial-do-google-data-studio/
É possível também criar um dashboard gratuitamente para praticar: https://lookerstudio.google.com/overview
Conclusão
Digital Analytics é uma área bastante ampla, que frequentemente une engenheiros, estatísticos e profissionais de marketing.
Além disso, o profissional do marketing digital trabalha com muitas ferramentas diferentes, mas que possuem fundamentos similares.
Por isso é tão importante dominar o fundamento teórico em primeiro lugar, para depois aprender sobre as ferramentas.
Dessa forma, a transição para uma outra ferramenta fica bastante facilitada.
4) Mídias Sociais

É também uma área muito ampla, que envolve análise de dados, criação de conteúdo, gestão de crises.
É uma das principais áreas de investimento atualmente, e oferece excelentes oportunidades para agências e freelancers.
É também uma das mais díficeis de se trabalhar, pois frequentemente requer um esforço em tempo integral do profissional.
Existe muito conteúdo disponível sobre mídias sociais. O HubSpot, por exemplo, oferece bastante material sobre as diferentes áreas: https://academy.hubspot.com/courses?cat=SOCIAL_MEDIA
5) Outras Áreas
O Marketing é uma área ampla e em constante evolução, e, ainda que as áreas acima sejam as principais, existem muitas outras.
Email Marketing possui uma demanda relevante.
Serviços de redação / copywriting também têm muita procura, mas é necessário um inglês em excelente nível para fazer bons textos criativos em inglês.
Customer Relationship Management, ou CRM, que cuida da análise e gestão dos clientes, é outra área importante do marketing.
Considerações Finais

O bom profissional possui três pilares principais de conhecimento:
- Marketing
- Programação
- Estatística
E cada vez mais o conhecimento de áreas relacionadas a Exatas, como Programação e Estatística, é importante, pois os processos têm se tornado mais algorítmicos e automatizados.
Dificilmente um profissional terá nível avançado em todas essas áreas, mas ter o conhecimento avançado em marketing, e dominar pelo menos aspectos básicos de Programação e Estatística são um diferencial gigantesco.
Existem muitos profissionais com conhecimento avançado em Marketing, mas a maior parte não gosta e entende pouco de ciências exatas.
As equipes de marketing até hoje carecem de profissionais com esse conhecimento e desenvolvê-los fará de você um profissional muito mais valorizado e procurado no mercado.