Vantagens do Trabalho Remoto (Home Office) para Empresas, Funcionários e a Sociedade
Precisa de argumentos para convencer aquele chefe cabeçchara dura a implementar o trabalho remoto?
Está na dúvida se vale ou não à pena para a sua empresa?
Ou precisa de um empurrão para abandonar seu emprego atual e ir buscar de vez um estilo de vida remoto?
Então, esse artigo é para você!
Estão abaixo, as 30 principais vantagens do home office, para as empresas, os funcionários e a sociedade como um todo.
Vantagens para a empresa
1) O trabalho inevitavelmente irá evoluir para se tornar remoto
Esse processo já está ocorrendo de forma muito rápida e irá se acelerar ainda mais força nos próximos anos.
Nos EUA, em 2016, 43% dos profissionais trabalharam remotamente pelo menos em algum período (fonte).
Portanto, ou a sua empresa se prepara para isso, ou ficará ultrapassada.
Tempo passado trabalhando em Home Office
2) O trabalho remoto aumenta a igualdade de oportunidades para homens e mulheres
A igualdade para os gêneros (felizmente) é uma tendência cada vez mais forte em nossa sociedade, e o trabalho home office permite às mulheres mais igualdade de oportunidades e qualidade de vida.
Agora não é mais necessário escolher entre focar na carreira ou em cuidar dos filhos, as mães (e os pais) podem ter ambos, através da oportunidade de se trabalhar de casa, junto a eles.
3) O trabalho remoto é mais barato, pois não necessita de um escritório
O escritório frequentemente é uma das maiores despesas da empresa, e o trabalho remoto pode tornar a operação muito mais barata, e o negócio mais rentável.
Essa economia pode ser revertida em uma vantagem competitiva (como um preço mais baixo, por exemplo), ou então em benefícios extras para os funcionários.
Principalmente as startups e empresas pequenas podem se beneficiar muito desse fato, pois, quando se está começando e há pouco dinheiro em caixa, é fundamental otimizar os esforços o máximo possível.
4) Aumenta-se muito as possibilidades de talentos que você pode contratar.
Uma das reclamações mais frequentes dos empresários é relativa à falta de talento disponível no mercado.
Ao adotar o trabalho remoto, a empresa tem acesso não somente às pessoas que vivem nas proximidades, mas há qualquer um que tenha as habilidades necessárias e tenha uma conexão com a internet, aumentando muito suas chances de encontrar os membros certos para sua equipe.
Aprenda mais sobre as melhores práticas ao contratar para o home office.
Brasil é 8,9 em dificuldade de contratação (fonte: Hays)
5) A produtividade também aumenta com o trabalho remoto.
Pesquisas demonstram que o ganho em produtividade de funcionários atuando em home office é expressivo.
E se houver também a flexibilidade de horário, esses ganhos são ainda maiores.
Trate-se de reconhecer que cada pessoa é única, e permitir que ela trabalhe quando e de onde se sinta mais inspirada para produzir, para que assim gere os melhores resultados possíveis para a empresa.
6) O trabalho remoto força os gerentes a serem líderes melhores.
Um bom líder é fundamental para o andamento de qualquer projeto, e especialmente para projetos executados de forma remota. Isso ocorre por duas razões.
A primeira é que é necessário ter plena confiança na competência da equipe.
A segunda, é que o micromanaging, uma prática abominável, mas ainda muito comum, é ainda mais inviável no gerenciamento de equipes remotas.
Confira nosso artigo sobre Como Gerenciar Projetos e Equipes Remoto (Home Office)
7) O trabalho remoto é um benefício muitíssimo procurado.
Essa pode ser uma vantagem crucial ao conseguir contratar e reter aquele talento que será fundamental para a empresa.
E essa oportunidade é gigantesca agora, pois há uma distância muito grande entre o número de funcionários que buscam esse benefício e o número de empresas que o oferecem.
Enorme diferença entre demanda e oferta do Home Office (fonte: Werk)
8) Reduz-se o turnover de funcionários.
O turnover é um dos maiores problemas das empresas, pois diminui significamente sua eficiência, e, apesar disso, cresce continuamente.
Os funcionários têm acesso a cada vez mais oportunidades, devido à tecnologia, e é mais aceitável do que nunca em nossa sociedade que se troque de emprego com frequência.
As situações de vida das pessoas também estão sempre mudando, e o trabalho remoto é uma forma de a empresa se manter adaptável às diferentes situações e necessidades da vida de seus funcionários.
9) O desenvolvimento internacional da empresa é facilitado.
O contato direto com indivíduos dos mais diferentes lugares do mundo nunca foi tão fácil.
Isso pode acelerar parcerias internacionais, ou então permitir a contratação de uma pessoa com conhecimento em algum outro mercado específico.
10) O trabalho remoto é muito mais inclusivo para pessoas com deficiência física.
Pessoas com deficiência física são tão talentosas quanto quaisquer outras, mas o fato de terem necessidades especiais de acessibilidade e trabalho muitas vezes impede sua contratação.
O trabalho remoto é um grande facilitador, pois permite que sejam produtivos, e estejam num ambiente confortável e que seja adequado para suas condições (saiba mais).
Vantagens para o funcionário
1) Não perder tempo em transportes públicos lotados ou no trânsito.
Uma das principais vantagens de se trabalhar remotamente é não precisar perder tempo no trânsito, e nem enfrentar aquele metrô ou ônibus lotados todos os dias.
O gráfico abaixo mostra que uma pessoa trabalhando remotamente em Nova York economiza um tempo relativo a duas semanas por ano.
É bem possível que, em algumas cidades do Brasil, onde o transporte é muito ruim, esse tempo seja até maior.
Números como este ajudam a compreender de uma forma mais clara o tamanho do ganho em qualidade de vida que o trabalho remoto proporciona.
Horas gastas por ano no transporte para o trabalho (fonte: Simple Texting)
2) Poder passar muito mais tempo com sua família, e ou animais de estimação.
Uma das principais questões das últimas décadas, o fato de pais e mães precisarem escolher entre focar na carreira ou na criação de seus filhos, pode ser resolvida com o trabalho remoto.
Agora é possível trabalhar e passar um tempo de qualidade com sua família (ou seus cachorros), sem prejuízo a nenhum dos dois.
Nosso artigo com dicas para trabalhar em home office fala sobre como prevenir distrações trabalhando de casa.
3) Poder viajar doze meses por ano.
Para quem gosta de viajar, o trabalho remoto é perfeito.
O nomadismo digital é cada vez mais comum, e uma oportunidade fantástica de se conhecer os mais diferentes lugares e culturas, possibilitando uma experiência de vida única, e muito rica.
4) É possível guardar mais dinheiro.
As grandes cidades, aonde estão a maioria dos bons empregos, normalmente têm um custo de vida muito mais alto do que de cidades menores.
O funcionário remoto tem a possibilidade de se mudar para uma cidade menor e com custo também inferior, ou até mesmo para um outro país, onde viver gastando bem menos e poupar mais dinheiro.
5) Existem menos distrações que no escritório.
Esse ponto pode parecer surpreendente, mas é isso mesmo.
No escritório estamos o tempo todo sendo interrompidos, seja por alguém que deseja esclarecer alguma dúvida, quanto por aqueles que querem apenas mostrar um vídeo engraçado.
Em casa muitas vezes estamos sozinhos, em nosso próprio home office, e quando alguém precisa de ajuda, envia uma mensagem por Skype, ou Slack, por exemplo, formas muito menos invasivas de requerer a atenção de alguém.
Portanto, é mais fácil focar e se ter um alto nível de concentração no trabalho quando estamos em nosso home office.
6) Pode-se controlar melhor a alimentação.
Muitas vezes, para economizar, ou mesmo porque está facilmente disponível, comemos salgados, frituras e todo tipo de comida pouco saudável quando estamos na rua.
Em casa, além de gastarmos menos com alimentação, podemos controlá-la melhor, comendo aquilo que planejamos, e nos horários corretos.
7) Pode-se trabalhar quando se sente mais produtivo.
Para aqueles que também têm flexibilidade de horário, algo muito comum na vida dos trabalhadores remotos, é possível trabalhar quando está se sentindo mais inspirado, e descansar quando isso é necessário.
Existem muitas pessoas que têm problemas em acordar cedo, e se sentem mais produtivas durante a noite.
Outras se sentem cansadas e pouco produtivas após as refeições, e preferem tirar um cochilo antes de voltar para o trabalho.
A flexibilidade é perfeita para essas pessoas, e também para seus empregadores, que terão um funcionário mais motivado, produtivo e leal a sua empresa.
Não à toa, em uma das mais importantes pesquisas sobre trabalho remoto realizada em 2018, ter flexilibidade de horário é apontado como o mais importante benefício de se trabalhar em home office, com 28p.p. de vantagem em relação ao segundo lugar
Maiores Vantagens do Trabalho Home Office (fonte: Buffer)
8) A saúde do funcionário remoto é melhor.
E isso não ocorre somente porque ele tem mais tempo de fazer exercícios e se dedicar à sua saúde.
Mas também porque não é necessário se expor a situações propícias ao contágio de doenças, como transportes públicos lotados, ou um escritório.
9) Redução do custo com roupas.
Outro aspecto que muitas pessoas não percebem, mas que pode fazer uma diferença considerável, é a economia que se faz com roupas.
Não precisar se arrumar para ir ao trabalho todos os dias, faz com que o funcionário remoto necessite de muito menos roupas, o que possibilita uma economia significativa no final do mês.
10) Redução do custo com transporte.
Não só o funcionário remoto gasta menos tempo no trânsito, como também economiza uma quantia considerável de dinheiro, seja em passagens de ônibus/metrô, ou em gasolina e pedágios.
O valor do vale transporte é significativo no Brasil, facilmente chegando aos 20% do salário mínimo.
Esse valor poderia ser revertido em benefícios para o funcionário, como vale alimentação ou um aumento de salário, por exemplo, sendo uma excelente oportunidade para os empresários aumentarem a satisfação e motivação de seus colaboradores.
Vantagens para a sociedade
1) Menos trânsito.
Conforme mais pessoas passem a trabalhar de forma remota, haverá um volume significativo a menos de carros nas ruas.
Também não será necessário um volume tão grande de ônibus, o que também ajudará a reduzir o trânsito.
2) Menos poluição.
Menos trânsito e veículos nas ruas também significam menor emissão de gases poluentes.
Um nível menor de poluição é altamente positivo para a sociedade como um todo, visto que esse é um problema cada vez maior nas grandes metrópoles.
3) Menor consumo de combustível e energia.
A extração e o refino do petróleo e seus derivados é extramemente danosa para nosso planeta.
Uma menor necessidade de deslocamento, e, consequentemente de combustíveis, reduziria significativamente os danos causados por estes processos.
4) Menos metrópoles.
As metrópoles se mostram cada vez mais problemáticas e insustentáveis, além de caras, quando comparadas a cidades menores.
Por não necessitar estar próximo ao escritório, o trabalhador remoto pode morar em uma cidade mais barata e com melhor qualidade de vida, fazendo com que a população se espalhe pelo território de forma mais uniforme.
5) Pessoas mais felizes e satisfeitas.
Pessoas com uma qualidade de vida maior, se sentem melhor e ficam mais felizes e satisfeitas, o que é extremamente benéfico para a sociedade como um todo.
A pesquisa da Buffer mencionada anteriomente mostra que 90% dos trabalhadores remotos dizem que planejam continuar trabalhando dessa forma pelo resto de suas vidas.
Isso mostra claramente o nível de satisfação muito maior que o trabalho em home office proporciona.
6) Pessoas com mais cultura, devido à possibilidade de viajar.
A possibilidade de viajar o mundo enquanto trabalha, proporciona às pessoas conhecer as mais variadas culturas e lugares.
Isso aumenta seu nível de empatia e compreensão da sua própria sociedade, o que traz vantagens para seu funcionamento e desenvolvimento.
7) Menos epidemias.
O trabalho em home office reduz as aglomerações, sejam nos transportes públicos, escritórios, e mesmo nas grandes metrópoles.
Isso torna nossa sociedade menos propensa à proliferação de vírus e bactérias, reduzindo as probabilidades de que ocorram novas epidemias de gripe, por exemplo.
8) Empresas mais eficientes, o que poderá gerar mais empregos e melhores salários.
O trabalho remoto aumenta a eficiência das empresas, o que pode se traduzir em melhores preços para o consumidor final, maiores salários e benefícios para seus funcionários, e mais empregos e oportunidades para a sociedade como um todo.
Em um país como o Brasil, no qual é particularmente difícil abrir um negócio e fazê-lo prosperar, esta pode ser uma vantagem crucial.
9) Sociedade mais igual e justa.
Mulheres e deficientes físicos são especialmente beneficiados pelo trabalho remoto, pois ele permite que trabalhem em condições de igualdade em relação aos outros segmentos da sociedade.
E uma sociedade mais igual e justa proporciona uma maior qualidade de vida para a todos.
10) Mães mais presentes, crianças mais saudáveis.
Conforme as mães e pais possam estar mais presentes no desenvolvimento e educação de seus filhos, a tendência é que tenhamos crianças mais felizes e saudáveis.
E pessoas mais capazer e com melhor educação, poderão, no futuro construir uma sociedade cada vez melhor.